Início| Notícias | PROJETO OPC NO CLARINET FEST 2017
30/03/2017

PROJETO OPC NO CLARINET FEST 2017

1. Apresentação

                        A Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC) é uma das mais significativas formações de música instrumental da cidade de Natal e do Estado do Rio Grande do Norte. Criado em 2008, esta orquestra vem se destacando também no cenário nacional fazendo concerto em outros estados do Brasil, como: Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e, recentemente, no renomado Festival de Música nas Montanhas (Poços de Caldas/MG).

                        Os membros da orquestra são oriundos de diversas cidades do Nordeste, como: Cruzeta-RN, Mossoró-RN, São Gonçalo do Amarante-RN, Timbaúba-PE e Bom Jardim-PE, além das capitais João Pessoa-PB e Natal-RN.

                        O repertório do grupo é focado na música brasileira e, em especial, na música nordestina.

                        Como fruto da qualidade do trabalho realizado, concorrendo com dezenas de grupos de todo o mundo, a OPC foi selecionada para participar do maior encontro internacional de clarinetes do globo, o ClarinetFest.

                        Esta será a primeira vez que um “ensemble” de clarinetistas brasileiros participará do evento, e será também a maior delegação de brasileiros da história do ClarinetFest. A proposta do grupo é apresentar músicas genuinamente brasileiras com enfoque na música nordestina (que é pouco difundida no exterior).

                        Todavia, o evento não oferece nenhum tipo de auxílio financeiro, ficando sob a responsabilidade dos participantes arcar com todas as despesas, como: transporte, hospedagem, alimentação, etc.

 

1.1. O ClarinetFest 2017, Orlando – Flórida - EUA

                        Anualmente a “International Clarinet Association” (ICA) reúne centenas de clarinetistas de todo o mundo para, durante cinco dia s, vivenciarem diversos aspectos do instrumento, sempre compartilhando música com os participantes e a sociedade. Trata-se do maior encontro de clarinetistas do globo, e envolvem convidados renomados e grupos que representam diversos países. Em 2017 o evento será realizado em Orlando, na Flórida (EUA), no período de 26 a 30 de julho.

 

2. Objetivos

2.1. Gerais

                        Os principais objetivos da OPC são:

1)    Produzir música instrumental brasileira de boa qualidade;

2)    Estimular a formação de plateia para a música instrumental brasileira e universal, realizando concertos em teatros, escolas, locais públicos, etc.;

3)    Proporcionar ao estudante de clarineta o aprendizado necessário para o aprimoramento e qualificação profissionais.

 

2.2. Específicos

                        Realizar um concerto musical com músicas genuinamente brasileiras em Orlando, Flórida, EUA, durante a programação do “ClarinetFest 2017”, que é o maior encontro de clarinetistas do mundo, promovido pelo “International Clarinet Association” (ICA), representando da melhor maneira possível a música e a cultura brasileira.

 

3. Justificativa

                        O Brasil apresenta uma oferta bastante pequena de grupos de clarinetas, sendo a OPC a única orquestra nacional deste segmento musical.

                        A aprovação para realização do concerto na programação do “ClarinetFest 2017” foi, até então, a maior conquista da OPC, possibilitando para o grupo, para a música brasileira e para todos os envolvidos neste projeto uma grande visibilidade internacional.

                        Assim, esta se apresenta como uma oportunidade única para uma representação de alto nível da música e da cultura brasileira, bem como para divulgar a marca das empresas patrocinadoras e apoiadoras deste projeto.

                       

4. Equipe

                        A OPC, coordenada pelos Professores Amandy Bandeira de Araújo e João Paulo de Araújo, é formada por alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-alunos voluntários, totalizando 21 (vinte e um) músicos que já desenvolvem trabalhos muito expressivos pelo Brasil.

                        São esses os integrantes:

                        Amandy Bandeira (Coordenador)

                        Professor de Clarinete e Música de Câmara da UFRN, doutor em performance (clarinete) pela Universidade da Geórgia (EUA), mestre em performance (clarinete) pela Universidade da Carolina do Sul (EUA) e Bacharel em música com habilitação em clarinete pela Universidade Federal da Paraíba. Em sua experiência profissional, atuou como professor substituto na Universidade do Rio Grande do Norte em Natal, e foi professor da escola de Música Anthenor Navarro em João Pessoa. Integrou, como primeiro clarinete, a Orquestra Sinfônica de Sergipe e Orquestra de Câmara da Cidade de João pessoa. Solou junto à Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra de Câmara do município de João Pessoa, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Orquestra Sinfônica de Sergipe. Participou de diversos festivais e encontros de clarinetistas tendo aulas com professores renomados, como Luiz Rossi (CHI), Joaquim Valdepeñas (VEN/CAN), Garrick Zoeter (EUA), Paulo Sérgio Santos, Sérgio Burgani, Luiz Afonso Montanha, Giuliano Rosas e D. R. McClellan (EUA). Como camerista, integrou o grupo Quarta Dimensão com o qual gravou o CD Músicos e Poetas e participou do 15º e 18º Festival Universitário de Música (Belfort-FRA); gravou, com o Grupo Sonantis, a peça Circumversus do CD Eli-Eri Moura Música de Câmara . Durante seu mestrado nos EUA, participou da Orquestra e Banda Sinfônicas da Universidade da Carolina do Sul e da estréia da peça Songs for Eleanor (John Lane) no Museu de Arte de Columbia. Em seu recente doutorado, Amandy recebeu três vezes o prêmio “The Director’s Excellence Award” proferido alunos de pós-graduação em conhecimento à dedicação acadêmica, musicalidade, dedicação e liderança.

 

                        João Paulo (Coordenador)

                        Natural de João Pessoa – Paraíba, iniciou seus estudos musicais na Escola de Música da Igreja Assembléia de Deus em sua cidade natal sob a orientação do Professor Marcos Costa. No ano seguinte, foi estudar na Escola de Música da Universidade Federal da Paraíba, com os professores Santiago Aldana (clarineta), e Carlos Rieiro (clarineta). Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba em 1999 e Mestrado em 2005, pela Universidade Federal da Bahia. Participou do Curso Internacional de Música em João Pessoa – PB (1990), Festival de Música de Câmara em João Pessoa – PB (1994), Encontros Brasileiros de Clarinetistas nas cidades de Brasília, Salvador (BA), São Paulo (SP), Simpósio Norte Nordeste de Clarinetistas em Salvador – BA (1998), Recife (PE) e do 10º Encontro Brasileiro de Clarinetistas na cidade do Natal – RN (2011) neste último na condição de Coordenador Geral. Tocou na Camerata Juvenil da Paraíba, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste, Quinteto de Clarinetas da Paraíba, Banda de Música de João Pessoa, grupo Janela Brasileira (Salvador-BA), no Quinteto Bahia Sopros (Salvador-BA) e na Orquestra Sinfônica do Estado da Bahia. Em 2012 integrou o Quinteto de Clarinetas do Conservatório Pernambucano de Música (Recife - PE) como Claronista na turnê nordestina “Valores de Nossa Terra – Compositor Dimas Sedícias”. Atualmente integra o Duo Potengi Clarineta e Fagote da Escola de Música da UFRN (Natal-RN), projeto contemplado em 2013 com o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos para a cidade do Natal e região Metropolitana. É coordenador artístico dos projetos artísticos: Orquestra Potiguar de Clarinetas, Bando de Sax da UFRN e “Música para Todos” (projeto de formação de plateias na cidade do Natal – RN). É professor das classes de clarineta e saxofone da Escola de Música da UFRN desde 2008.

                       

                        Hudson Ribeiro (Clarineta I - Spalla)

                        Nascido em 1992 na cidade de Timbaúba-PE, iniciou seus estudos musicais na sede da Sociedade de Cultura e Musical 1º de Novembro aos 8 anos de idade. Em 2008 já residindo em Natal-RN, realizou sua primeira gravação com o grupo de chorinho do SESI. No ano seguinte formou-se no curso Técnico em música pela EMUFRN na classe do professor Ronaldo Ferreira. Participou de inúmeros máster-classes com renomados professores de clarineta do cenário nacional e internacional, como, José Botelho, Sabine Meyer, Wolfgang Meyer, Reine Wehle, Luis Rossi, Joseph Eller, D. Ray McClellan, Dominic Desautels, Antonio Saiote, Les Nicholas, Henri Bok, Luis Afonso Montanha, Ovanir Buosi, Cristiano Alves, Sergio Burgani, Paulo Sergio Santos, entre muitos outros. Foi vencedor por unanimidade no Concurso Internacional Jovem Solista Eleazar de Carvalho 2011 em Fortaleza, Semana Internacional Eleazar de Carvalho 2011.2 em São Paulo e Jovem Solista da OSUFRN em Natal de 2014. Participou do Intercambio UNIBRAL, estudando em 2013 na Hochschule für Musik em Karlsruhe-Alemanha, sendo orientado por Wolfgang Meyer onde veio a participar do concerto inaugural da sala de concerto Wolfgang Rihm Forum. Realizou neste mesmo ano uma turnê com um quinteto de madeiras no estado de Baden Württemberg (terceiro maior da Alemanha). . Foi solista a frente da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza, Orquestra Sinfônica da UFRN, Banda Sinfônica da UFRN, Orquestra prelúdio da TV Cultura, entre outros. Em 2012 estreou a obra ?Duo Oscuro? do compositor americano Jeffrey Michael Harrignton para Bass Clarinet (Clarone) e Vibraphone (Vibrafone), com Ana Moraes, recebendo críticas de interpretação referência no IMSLP pelo próprio compositor. Participa/participou como primeira clarineta a frente dos Grupos/Orquestras dos Festivais Eleazar de Carvalho 2009/2011/2012, Poços de Caldas 2009/2010, Festival de Santa Catarina FEMUSC 2010, Semana da Música em Natal (Na edição 2015 como membro da comissão organizadora), Orquestra Sinfônica do Estado do RN (OSRN), Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do RN (OSUFRN), Orquestra Sinfônica da Hochschule für Musik Karlsruhe, Ópera da Hochschule für Musik Karlsruhe, Grupo de Câmara Práticas do Séc. XX e XXI Hochschule für Musik Karlsruhe, Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC), Quinteto de Madeiras Potengy, Quinteto de Clarinetas Coco é Seco, Scotia festival of Music- Canada (2016), Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Participou como performista do 8° encontro nacional de clarinetistas em Recife-PE em 2009, performista do 9° encontro nacional de clarinetistas em Brasília-DF em 2010 e do 10° encontro nacional de clarinetistas em Natal-RN em 2011, onde neste último foi membro da organização do evento. Em 2015 foi convidado a ministrar aulas de clarineta no I encontro Paraibano de Clarinetistas 2015, neste mesmo ano realizou a convite do professor D Ray McClellan o curso de aperfeiçoamento de clarineta na Universidade da Georgia em Athens-UGA. É bacharel na classe dos professores Amandy Bandeira de Araújo e João Paulo de Araújo pela Escola de Música da UFRN habilitação em clarineta 2014, recebendo medalha de honra da instituição com o título de aluno laureado. Tem experiência como professor no programa PRONATEC desde 2014.1, foi professor substituto de clarineta na EMUFRN 2015/2016, onde também é Mestre em Música de Câmara/Práticas Interpretativas dos séculos XX e XXI, sob orientação do professor Dr. André Muniz de Oliveira. Atualmente é artista da marca brasileira de clarinetas Devon e Burgani.

 

                        Julião Adelino Barbosa (Clarineta I)

                        Natural de Recife, capital do Estado de Pernambuco,  viveu sua infância e adolescência na cidade do Bom Jardim, no agreste daquele Estado. Iniciou seus estudos em música com seu irmão Felipe Barbosa e, em seguida, aprendeu a tocar clarineta com o Maestro Lula Barbosa, seu tio.  Foi integrante da várias bandas de música e orquestras de baile daquele interior. Estudou no Conservatório Pernambucano de Música com o Professor Moisés da Paixão. Foi clarinetista, arranjador e instrutor na Escola de Música do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil de 2004 a 2010. No Rio de Janeiro, em 2005, teve aulas com José Botelho e estudou na Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) com Fernando Silveira. Participou de seis edições da Oficina de Música Livre em Bom Jardim/PE como Coordenador Artístico, sob a Coordenação-Geral do músico e professor carioca Juliano Barbosa. Participou também do X Encontro Nacional de Clarinetistas (2012), realizado na cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte, e do I Encontro Paraibano de Clarinetistas, realizado na cidade de João Pessoa (2015). Foi vencedor do concurso para escolha do Hino da Associação de Veteranos Fuzileiros Navais em 2013, em parceria com o músico e compositor carioca Deildo dos Santos, e também do Festival de Música Potiguar Brasileira 2015, nas categorias de Música Instrumental e de Voto Popular. Foi classificado em 2º lugar no II Concurso "Moacir Santos" de Composição para Bandas 2012 com o dobrado "Caldeirão", dedicado ao Grêmio Lítero Musical Bonjardinense (sediado em Bom Jardim/PE). Formou-se no Curso de Bacharelado em Música, com habilitação em Clarineta, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a orientação do Professor João Paulo de Araújo. Atualmente, é integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetas, onde atua como instrumentista, compositor e arranjador.

 

                        Joabe Oliveira (Requinta)

​                        Nascido em Natal (RN-Brasil) em 1992, iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade com seu pai, o pianista popular João Maria do Nascimento, sendo então apresentado ao piano. Teve aulas de Flauta doce com o professor Luciano Soares, seguiu na área de sopros quando aos 11 anos iniciou no clarinete, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo sede - Natal/RN, estudando dois anos com o professor Gutemberg Nicácio seu primeiro incentivador a ingressar profissionalmente na área. Clarinetista principal da OSUFRN (orquestra Sinfônica da UFRN) por três anos, no mesmo período tendo trabalhado com clarineta e seus congêneres na Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC), ensemble de clarinetas na UFRN. Atualmente como músico multiplicador no projeto social NEOJIBA (Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) participante de sua principal formação a Orquestra Jovem da Bahia. Já tendo acompanhado grandes músicos como Michael Uhde, Ney Rosauro, Marta Argerich, Midori Goto, Ricardo Castro e outros. Técnico e Bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desde sua inicialização pelo Prof. Dr. Ronaldo Lima, passando para o Prof. Dr. Amandy Bandeira e posteriormente pelo Prof. Ms. João Paulo de Araújo. Participante do IX Encontro Brasileiro de Clarinetistas realizado em Brasília (Junho-2010), e colaborador na organização do X Encontro Brasileiro de Clarinetistas realizado em Natal (Novembro-2011), participante ativo do 2º Simpósio para clarinetistas na UNESP (Outubro-2015) Master classes com os professores, Cristiano Alves (RJ), Pedro Robatto (BA), Ovanir Buosi (SP), Sergio Burgani (SP), Joel Barbosa (BA), Gabriele Mirabassi (Itália), Antonio Saiote (Portugal), Ricardo Freire (Brasília-DF), D. Ray McClellan (UGA), Wolfgang Meyer (HMK) e Piero Vicenti (Itália).

 

                        Fernanda Santos (Clarineta II)

​                        Especialista em Educação Musical na Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010-2011). Bacharel em Música com habilitação em Clarinete pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2007). Licenciada em Música pela UFRN (2013)  e Técnico em Música com habilitação em Clarinete PELA UFRN (2004). Atuou como 1 clarinete na Filarmônica de Cruzeta-RN (1995-2010). Participou de diversos seminários, promovidos pela Fundação José Augusto (FJA) no interior do Estado e de Master Classes ministrados por clarinetistas nacionais e internacionais. Foi Monitora do Curso de Iniciação Artística (CIART) da Escola de Música da UFRN (2005-2006) e também Monitora do Curso Básico de Clarineta da Escola de Música da UFRN (2006 e 2009). Atuou como solista no III concerto oficial da Banda Sinfônica do Recife-PE e foi solista convidada dos Concertos Especiais da Banda Municipal de Nova Odessa – SP. Integrou como clarinetista convidada a orquestra sinfônica do Rio Grande do Norte em 2006 e da Banda Sinfônica do Natal/RN. Em 2009 participou do Festival Internacional Eleazar de Carvalho e em 2011 participou da ABEM – Encontro Brasileiro de Educação Musical e do X Encontro Brasileiro de Clarinetistas. Foi  integrante da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da EMUFRN no ano de 2012 e da Orquestra  Sinfônica do Estado (OSRN) no ano de 2013 .Participou como Professora de clarineta nas três edições do Festival Itinerante Cearense de Música (Várzea Alegre/CE, Jaguaribe/CE,Russas/CE), da 3° edição da Semana da Música de Petrolina/PE-2014 e do I Encontro de Clarinetistas e Saxofonistas da UERN-Mossoró/RN  No ano de 2015 participou do II Encontro Brasileiro de Claronistas/AL, I Encontro Paraibano de clarinetistas/PB e do III Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual. No ano de 2016 participou do IV Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual e  do I Seminário de Música da Serra ministrando a oficina de Clarineta. Atualmente é Professora de Música na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira/-Parnamirim/RN, Professora Bolsista do Pronatec/ UFRN e Integrante da Orquestra Potiguar de Clarineta da UFRN (OPC)

 

                        Melquíades Vasconcelos (Clarineta II)

​                        Iniciou seus estudos de música em 2009 na Escola de Música Verbus da Igreja Assembleia de Deus - Mossoró/RN aos 12 anos de idade. Em 2010 ingressou no conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire da UERN no curso médio em música, orientado pelo Professor Paulo Roberto da Silva, onde concluiu no ano de 2013. No ano de 2014, ingressou na Graduação em Música – Bacharelado na EMUFRN, onde foi orientado inicialmente pelo Professor João Paulo de Araújo, atualmente é orientado pelo Professor Amandy Bandeira de Araújo. Foi integrante da Orquestra do Conservatório D’alva Stella (UERN), Orquestra Sinfônica da UFRN. Atualmente é integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetas – OPC, Spalla da Banda Sinfônica da UFRN e clarinetista da Camerata Experimental de Música Contemporânea da EMUFRN. Participou de master classes com os clarinetistas: D Ray McClellan (Universidade da Georgia - Estados Unidos), José Botelho (Rio de Janeiro), Felix Alonso (Distrito Federal), Gabriele Mirabassi (Itália), Sergio Burgani (OSESP/UNESP), Luís Afonso Montanha (USP), Javier Llopis (Espanha), Dominc Desautels (Canadá), Mariano Rey (Argentina).

 

                        Anderson Medeiros (Clarineta II)

                        Natural de Cruzeta-RN, iniciou seus estudos musicais na banda de música daquele interior. Formou-se nos Cursos de Bacharelado em Música, com habilitação em Clarineta, e Licenciatura em Música pela Escola de Música da UFRN. Já atuou por diversas vezes na Orquestra Sinfônica da UFRN como clarinetista. Atualmente é integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetas.

 

                        Iatagam Rodrigues (Clarineta III)

                        Natural de São José de Mipibu/RN, Iatagam Ribeiro Rodrigues iniciou seus estudos musicais aos 11 anos de idade com o professor Everaldo Felipe de Almeida (clarinetista). Aos 14 de idade teve sua primeira experiência musical, integrando a Banda de Música de sua cidade natal passando assim a ter suas primeiras experiências com grupo. Em 2006 participou do seminário de bandas realizado na cidade do Natal sob a orientação do professor Arimateia Veríssimo (UFPB), na oficina de clarineta. No ano seguinte ingressou no Curso Técnico de Música na habilitação Clarineta na Escola de Música da UFRN sob a orientação do professor Ronaldo Ferreira de Lima (UFRN). Nesse período teve oportunidade de participar de Master Class com o professor Carlos Riero (Argentina) e José Cardoso Botelho (Português), ambos, professores em conservatório nacional. Participou dos 8º, 9º e 10º Encontros Brasileiros de Clarinetistas na América do Sul na cidade de Recife/PE, Brasília/DF e Natal/RN, respectivamente. Participou de vários recitais, como músico convidado, realizados dentro da Escola de Música de UFRN (EMUFRN) e também fora. Em 2012 ingressou no curso Bacharelado em Clarineta na Escola de Música da UFRN sob a orientação do professor Amandy Bandeira, professor João Paulo de Araújo e o professor Enéas Albuquerque. É integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetas da EMUFRN. Atua também na Banda de Música Trampolim da Vitória da Fundação de Cultura da cidade de Parnamirim, da Banda de Música Tenente Dijalma Ribeiro da Prefeitura Municipal de Ceará-mirim e também atua na Orquestra Sinfônica do RN como músico convidado desde 2015.

 

                        Jonathan Costa (Clarineta III)

​                        Natural de Natal/RN, iniciou seus estudos musicais no ano de 2008 numa instituição localizada no bairro de Felipe Camarão, o NAM (Núcleo de Amparo ao Menor). Iniciou seus estudos com o professor e maestro Ubaldo Medeiros tendo aula de musicalização e flauta doce, no ano de 2010 iniciou o curso básico em música com habilitação em Flauta Doce na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande e no ano de 2012 concluiu o curso onde teve aula com o renomado professor José Stevam(UFRN). Ainda no ano de 2012 iniciou seus estudos na clarineta sob orientação do professor e maestro Arquimendes Souza. Atualmente está concluindo o Curso Técnico em Música com habilitação em Clarinete sob a orientação do professor Ronaldo de Lima (UFRN), Enéas Albuquerque (UFRN) e João Paulo Araújo(UFBA-UFRN) e está cursando o curso de Licenciatura em música oferecido pela UFRN. Clarinetista da Orquestra Potiguar de Clarinetas, professor de Musicalização do Núcleo de Desenvolvimento Social e professor voluntário do NAM, o mesmo participou e adquiriu experiências em masterclass com grandes clarinetistas de todo mundo, nomes como D. Ray McClam (USA), José Botelho (RJ), Félix Alonso (Cuba/Brasília), Henry Bok (HOL), Luiz Afonso Montanha (SP), Mariano Rey (ARG), Jorge Montila (VEN), Joel Barbosa (UFBA) Sergio Burgani (OSESP) e teve participações em encontros, como, Encontro de Clarinetistas do RN, Encontro de Clarinetistas de Brasília, I Encontro Paraibano de Clarinetes, II Encontro Brasileiro de Claronistas em Alagoas, XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, Semana da Música da UFRN e do Seminário de Formação em Música na cidade de Cruzeta/RN.

 

                        Joelson Joe (Clarineta III)

​                        Nascido em 1995 na cidade de Natal-RN, iniciou seus estudos em 2012 na cidade de Ipanguaçu-RN na banda de música Elizaldo Rodrigues dos Santos e na banda de música Cristovão Dantas da cidade do Assu-RN, regidas até o momento pelo maestro Britto da Silva, no mesmo ano aprovado no curso técnico de música PRONATEC na cidade de Cruzeta-RN, onde teve suas aulas com a professora Fernanda Cristina dos Santos, em 2014 aprovado no curso de bacharelado na EMUFRN escola de música da UFRN onde foi aluno do professor Eneias Albuquerque no período de 6 meses, de Hudson de Souza Ribeiro no período de um ano, no momento é aluno do professor Amandy Bandeira de Araújo e está no 2° ano de curso, membro da OPC orquestra potiguar de clarinetas e da banda sinfônica da UFRN, participou dos concertos da banda sinfônica da UFRN nos anos de 2015 e 2016, da orquestra sinfônica da UFRN atuando como claronista nos concertos do ano de 2015, participou de Master Class com professores nacionais e internacionais, Mariano Rey (Argentina), Jorge Montilla (Venezuela), Javier Llopis (Espanha), Jônatas Zacarias (PE), Sérgio Burgani (SP), Luis Afonso Montanha (SP), Joel Barbosa (SP), participou da estreia da peça Minimus do compositor Helder Oliveira no SESC centro em Natal-RN, peça minimalista contendo 3 movimentos, participou do 1° encontro de clarinetistas na Paraiba (PB), encontro de clarinetistas em Brasilia(DF), DO 2°encontro de claronistas em Maceió (AL).

 

                        Yuri Santos (Clarineta III)

​                        Natural de Jaçanã/RN, iniciou sua vida musical aos 12 anos estudando Clarineta com o Prof. Luis Dantas. Foi aluno, também, dos Professores Anderson Medeiros, Alandersson Maxson, Hudson Ribeiro, Enéas Albuquerque e João Paulo de Araujo. Participou de diversos Master Class com grandes nomes da Clarineta, como: Sérgio Burgani, Montanha, Javier Lopes, Joel Barbosa, Gabrielle Mirabassi, Johnson Machado, José Botelho e Jônatas Zacarias. Atualmente é aluno do Curso Técnico em Música, com habilitação em Clarineta, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), sob a orientação do Prof. Dr. Amandy Bandeira, e é integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetas e da Banda Sinfônica da EMUFRN.

 

                        Artêmio Monteiro (Clarineta IV)

                        Iniciou seus estudos de música em 2013 na Escola de Música Epitácio Leopoldino – Parnamirim/RN, orientado pela professora Fernanda Santos. Em 2014 começou a estudar na EMUFRN no Curso Técnico em Música, orientado pelo professor Ronaldo Lima. No ano seguinte entrou na Graduação em Música – Bacharelado, também na EMUFRN, hoje é orientado pelo professor Amandy Araújo. Atualmente é integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetas – OPC, da Orquestra Sinfônica da UFRN e da Banda Sinfônica da UFRN. Participou de masterclass com os clarinetistas: D Ray McClellan (Universidade da Georgia - Estados Unidos), José Botelho (Rio de Janeiro), Felix Alonso (Distrito Federal), Gabriele Mirabassi (Itália) e Sergio Burgani (OSESP).

 

                        Jonathas Marques (Clarineta IV)

​                        Natural de Natal-RN, Jonathas Marques Pereira de Lima iniciou seus estudos na música em 2005, com o professor Elizeu Alves, na Escola de Música da IEADERN. Em 2010, foi aprovado no processo seletivo do Curso Técnico em Clarinete pela Escola de Música da UFRN, sendo aluno dos professores Ronaldo Ferreira e Aynara Silva. Em 2012, ingressou no curso de Licenciatura em Música, pela mesma instituição. Durante os anos 2013 e 2014, foi professor de clarinete na Escola de Música Severino Cordeiro. Participou de várias bandas de música e orquestras filarmônicas do estado do Rio Grande do Norte. Hoje, atua como clarinetista na Orquestra Potiguar de Clarinetas e em grupos regionais de choro e samba.

 

                        Lamarck França (Clarineta IV) ​

                        Nascido no ano de 1999 em Natal-RN, iniciou seus estudos musicais na banda de música da Cidade de São Gonçalo do Amarante sob a orientação do Professor Alanderson Maxson. Em 2014 ingressou no Curso em Técnico em Música, com habilitação em Clarineta, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), sobre a orientação dos Professores Ronaldo Ferreira, João Paulo de Araújo, Hudson Ribeiro e Enéas Albuquerque. Em 2016 ingressou na Graduação no Curso de Bacharelado em Música, com habilitação em Clarineta, também na EMUFRN, onde esteve sob a orientação do Professor Hudson Ribeiro e, hoje, sobre a orientação do Professor Dr. Amandy Bandeira. Atualmente é integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetas e da Banda Sinfônica da UFRN.

 

                        Antônio Wendell (Clarineta IV)

                        Nascido em Caraúbas (RN-Brasil) em 1997, e tendo passado toda sua infância e adolescência em Campo Grande (RN-Brasil), iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Casa de Cultura Popular Cleto de Souza, em Campo Grande. Teve aulas de Flauta Doce com os professores Cláudio Jales e José Wilson, seguiu na área de sopros quando aos 14 anos iniciou no Clarinete, com o professor José Wilson, um dos primeiros incentivadores a ingressar profissionalmente na área musical. Participou de inúmeros Master-Classes com professores de Clarineta do cenário Nacional e Internacional, como, Sergio Burgani (OSESP/UNESP), Luis Afonso Montanha (USP), Jorge Montilla (Venezuela), Jonatas Zacarias (PE), Henri Bok (Holanda), Javier Llopis (Espanha), Cristiano Alves (UFRJ), Joel Barbosa (UFBA), entre  outros. Participou do I Encontro Paraibano de Clarinetista, II Encontro de Claronistas em Maceió (AL), XVIII Festival Eleazar de Carvalho, Fortaleza (CE), do XI Encontro Brasileiro de Clarinetistas e do III Encontro Brasileiro de Claronistas, Poços de Caldas (MG). Em 2016 foi convidado a participar do II Encontro Juvenil Internacional de Música, em Assunção (Paraguai), onde tocou com a Orquestra Internacional da EMAP (OSEMAP), e participando como primeira Clarineta de outros grupos do Encontro. Cursando o Técnico de Música, Habilitação em (Clarineta), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desde sua inicialização com o professor Dr. Ronaldo Lima, passando para Enéas Albuquerque, que é o seu atual professor.

 

                        Alanderson Nascimento (Clarone)

                        Natural de São Gonçalo do Amarante-RN iniciou seus estudos musicais na banda de música de sua cidade no ano 2000. Em 2004 ingressou no curso em técnico em música da Escola de música da UFRN. Em 2007 ingressou na graduação em música na mesma instituição no curso bacharelado habilitação clarineta, onde esteve sob a orientação dos professores Ronaldo Ferreira, João Paulo e Amandy Bandeira. Concluiu a graduação em 2010 e desde então atua como professor de clarineta nas cidades de São Gonçalo e Extremoz. E professor de clarineta no programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego-PRONATEC/EMUFRN. Também exerce as funções de clarinetista e claronista da Orquestra potiguar de clarinetas-OPC.

 

                        Paula Araújo (Clarone)

                        Natural de João Câmara-RN, nascida em 12 de julho de 1984, Especialista em Educação Musical no Ensino Básico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Bacharel em Música com habilitação em Clarinete (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Técnico em Regência de Bandas (2012) pela UFRN, Pronatec. Atuou como claronista convidada da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (2004-2005-2007), como claronista convidada da Banda Sinfônica da cidade do Natal (2005-2007), Monitora do curso de iniciação musical (2001-2004), professora de Clarinete e teoria musical (2003-2008), chefe do naipe de Clarinete (2003-2007), Coordenadora Institucional da Associação Musical de Cruzeta (2007-2008), da Filarmônica 24 de Outubro da cidade de Cruzeta. Participou de vários seminários e eventos musicais, tendo aula com professores renomados como PE. Pedro Ferreira de Souza, Isaias Rrafael, e Nailor Azevedo (Proveta). Atuou como Regente, professora de clarinete e Iniciação musical na Filarmônica São Tomé-RN. Atualmente é professora de Clarinete no município de São Gonçalo do Amarante – RN, e integrante da OPC.

 

                        Kleber Luz (Clarone)​

                        Natural de Fortaleza-CE, aos 12 anos de idade mudou-se para Natal-RN. Em 2005, aos 14 anos formou-se no Curso Básico em Música pela Assembleia de Deus em Natal-RN. Em 2010 ingressou no Curso Técnico em Clarineta pela UFRN na classe do Prof. João Paulo de Araújo (JP). Participou de Masterclass com o Prof. João Paulo e com outros professores de clarineta, tais como: José Botelho (Portugal/Brasil-RJ), Cristiano Alves (RJ-Brasil), Fernando Silveira (RJ-Brasil), Domingos Elias (SP-Brasil), Ovanir Buosi (SP-Brasil), Pedro Rubatto (BA-Brasil), Joel Barbosa (BA-Brasil), Ricardo Freire (DF-Brasil), Luis Rossi (Santiago-Chile), Paulo Sergio Santos (RJ-Brasil), D. Ray McClellan ( EUA), entre outros. Participou das edições de 2010 a 2016 da Semana da Música, promovidas pela Escola de Música da UFRN. Participou do III Festival de Música Erudita de Piracicaba-SP fazendo parte das atividades vigentes do festival. Participou do X Encontro de Clarinetista em Natal-RN, e do II Encontro de Claronista realizado em Maceió-AL. Atualmente faz parte do quadro da Banda de Música Trampolim da Vitoria em Parnamirim-RN, como clarinetista, e da Orquestra Potiguar de Clarinetes (OPC), como Claronista.

 

                        Diego José (Percussão)

                        Natural de Recife-PE, iniciou seus estudos de bateria em 2004 no Conservatório Pernambucano de Música com o Professor Jediel Dultra Filho. No ano seguinte mudou-se para Natal-RN e logo ingressou no Curso Técnico de Percussão Erudita com a Professora Germana França Cunha na UFRN. Atualmente é aluno do Curso de Bacharelado em Música, com habilitação em Percussão Erudita, na Escola de Música da UFRN e Sargento Músico da Força Aérea Brasileira.

 

                        Leandro Claudino (Percussão)​

                        Concluiu os Cursos Básico e Técnico em Percussão pela Escola de Música da UFRN e atualmente faz o Curso de Bacharelado em Música, com habilitação em Percussão, também pela EMUFRN. Foi professor de percussão e bateria de 2008 a 2010 na Escola Estadual Professora Herondina Caldas, em Serra Caiada-RN, de 2014 a 2015 no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Monte Alegre-RN, Campo Grande-RN e Canguaretama-RN, e em 2016 na Escola de Música Casa Talento, em Natal-RN, e na Escola de Música de Macaíba. Ministrou palestras sobre Ritmos Populares no "I e II Percutir", em 2013 e 2014, respectivamente, promovidos pela UFRN. Participou da aulas e Master Class com os Professores Dr. Cesar Traldi (UFU), Pedro Freire, no Festival Paraíba Percussiva, Ary Dias e Dr. Cleber Campos. Participou de dois concertos com a Orquestra Sinfônica da UFRN, na Die Hochschule Für Musik Karlsruhe, na Alemanha, em 2015. Atualmente é integrante do GRUPPERC e da Orquestra Potiguar de Clarinetas.

 

5. Orçamento

Despesa

Valor Unitário

Qtd.

Valor Total

Inscrição no ClarinetFest 2017

R$ 175,00

21 integrantes

R$ 3.675,00

Taxa de Associação ao ICA

R$ 182,00

21 integrantes

R$ 3.822,00

Passagens aéreas

R$ 3.000,00

21 integrantes

R$ 63.000,00

Hospedagem

R$ 2.460,05 / dia

7 dias

R$ 17.220,35

Alimentação

R$ 2.205,00 / dia

7 dias

R$ 15.435,00

Total

R$ 103.152,35

 

6. Plano de Contrapartida

                        Caso o projeto seja de interesse, pedimos que o patrocínio seja realizado até 1º de junho de 2017. Asseguramos que, no caso de qualquer imprevisto que impossibilite a concretização do projeto, o valor patrocinado será devolvido na íntegra ao patrocinador.

 

6.1. Propostas de Contrapartidas:

                        Patrocínio de R$ 10.000,00:

·         Logomarca da empresa em banners, cartazes e camisas da orquestra;

·         Um concerto do grupo em local designado pelo patrocinador.

 

                        Patrocínio de R$ 20.000,00:

·         Logomarca da empresa em banners, cartazes e camisas da orquestra durante seis meses;

·         Um concerto do grupo em local designado pelo patrocinador;

·         Um vídeo do grupo para mídia social (Youtube e Facebook) de agradecimento (detalhes do vídeo podem ser discutidos com o patrocinador).

 

                        Patrocínio de R$ 30.000,00:

·         Logomarca da empresa em banners, cartazes e camisas da orquestra durante um ano;

·         Dois concertos do grupo em local designado pelo patrocinador;

·         Dois vídeos do grupo para mídia social (Youtube e Facebook) de agradecimento (detalhes do vídeo podem ser discutidos com o patrocinador).

 

                        Patrocínio acima de R$ 30.000,00:

·         Logomarca da empresa em banners, cartazes e camisas da orquestra durante um ano;

·         Dois concertos do grupo em local designado pelo patrocinador:

·         Dois vídeos do grupo para mídia social (Youtube e Facebook) de agradecimento (detalhes do vídeo podem ser discutidos com o patrocinador).

·         Outras contrapartidas a serem discutidas com o patrocinador.

Professor Ms. João Paulo de Araújo
Coordenador Adjunto da Orquestra Potiguar de Clarinetas