Início| Notícias | Toma posse a primeira mulher a assumir o cargo de Procuradora Geral de Justiça no RN
21/06/2021

Nessa sexta-feira 18/06 tomou posse a Dra. Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, primeira mulher a assumir o cargo de Procuradora Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

Dra. Elaine Cardoso é considerada uma pessoa sensível e justa. Com essa mudança no MP, o SINDSEMP e os servidores aguardam inovação nos trabalhos com os servidores, mais inclusão, melhorias e uma nova visão com ideias que tragam uma maior valorização e mais avanços na carreira, que há muito ficaram para trás.

O SINDSEMP e os servidores sabem das dificuldades e ataques ao serviço público, mas sabem também que há espaço e possibilidades de avanços, e estão confiantes nessa nova gestão, pois foi finalizado o ciclo com o Dr. Eudo Leite que teve o compromisso, junto à categoria, de trazer um sentimento de restaurar a harmonia do MP, depois de conturbados anos de sérios conflitos, processos, desgastes e desentendimentos, inclusive com aposentadoria por problemas psicológicos pela pressão, e por ameaças constantes de demissão, não só entre gestão, sindicato e servidores, mas também entre a gestão e os próprios procuradores.

Um período ditatorial, que não respeitava sequer o colégio dos procuradores, retirando deles todo o poder contributivo de caráter decisório, deixando-os apenas com caráter opinativo conselheiro. Por tudo isso foi gerado desgaste no MP, causando uma quase tragédia.

O SINDSEMP teve como primordial missão na gestão 2017-2019 a harmonização MP-SINDSEMP-servidores, mas sem deixar de lado a busca por avanços e melhorias para os filiados. Durante a gestão do Dr. Eudo Leite conseguimos, com muita luta, o teletrabalho. Esse pioneirismo refletiu-se positivamente na melhor forma de implantação do trabalho remoto durante a pandemia, pois o MP já estava tecnológica e estruturalmente preparado. O SINDSEMP trabalhou diretamente com a gestão para que isso se tornasse realidade.

Diante da dificuldade de reformas, congelamentos orçamentários e restrições, a categoria se viu paralisada nos avanços de carreira e melhoria nos cargos.

Com o início da pandemia toda essa situação só piorou, com impeditivo total, até mesmo dos seus anuênios.

O segundo biênio do Dr. Eudo Leite foi marcado por um total congelamento e estagnação, pois a “pauta única“ foi a pandemia e a preservação de vidas.

Em 2021, com a primeira Procuradora Geral de Justiça do Estado empossada pela única governadora em atividade no Brasil, o SINDSEMP se fez presente à posse e desde o início desta história traz a expectativa na recuperação da valorização do cargo dos servidores, que vêm sendo grandemente prejudicados diante de tantas crises, dificuldades e confrontos.

O SINDSEMP estará ao lado da gestão e sempre pelos servidores.

Que esta nova gestão seja revolucionária no que tange à recuperação da carreira dos servidores. Levaremos sugestões, propostas plausíveis e construtivas, que venham trazer o sentimento de recuperação e valorização do cargo pelo seu poder de compra – reduzido hoje em um quarto do que era há alguns anos.

Almejamos que a Dra. Elaine Cardoso mostre o melhor do seu trabalho e que possa fazer a diferença, como a primeira mulher a ocupar o cargo de PGJ em nosso estado.

Segue abaixo arquivo PDF com a agenda propositiva do SINDSEMP-RN.

Autor:Júlio César Frederico